Professores

Vanessa Ricardo

Responsável pela Academia, professora de Guitarra Clássica e de aulas de Combo. Natural da Amadora, esteve desde cedo ligada à música, como compositora e instrumentista em diversas bandas. Ligada à música portuguesa, em projectos de World Music, encontra-se em fase de composição do primeiro álbum. Formada pela Faculdade de Letras de Lisboa em História, prosseguiu paralelamente com os estudos na área da música, com professores como João Dionísio Oliveira e, presentemente, com o guitarrista e director musical Sandro Norton.

 

 

 

Inês Vaz

Música, compositora e produtora, lecciona Piano e Acordeon na Academia de Música Desafios desde a sua fundação. Desde cedo foi distinguida com prestigiados prémios na área do acordeão. O seu percurso académico a nível musical foi sobretudo dedicado ao estilo clássico /contemporâneo,embora o seu crescente interesse pelo Jazz faça com que atualmente esteja a estudar harmonia e improvisação com o Professor Victor Prieto. A par da continuação do seu trabalho com Donna Maria, os seus mais recentes projetos são o trio instrumental MOTIV (acordeão, guitarra portuguesa e percussão) e o duo também instrumental Ciranda (acordeão e trompete). É patrocinada pela marca Mengascini Accordions.

Ariel Rosa

Natural de Belo Horizonte, Brasil, concluiu os seus estudos em Bateria na Escola Profissional Metropolitana de Lisboa com distinção. Posteriormente foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, com 18 valores, na vertente Jazz. Presentemente encontra-se concentrado em consolidar a carreira como músico profissional, paralelamente ao ensino de Bateria. Integra diversos projectos musicais, sendo baterista do BOSS AC e do vencedor do Factor X – Berg. Integrou o corpo docente da Academia de Música Desafios no início de 2015.

 

 

 

 

Pedro Cartaxo

Iniciou a sua formação em Guitarra Clássica em 1995 na qual se manteve até 1999, altura em que se apaixonou pela Guitarra Eléctrica, tendo formalizado a sua formação em 2002 com Filipe Bastos (formado pelo Hot Club), e de 2003 a 2006 com o professor Duarte Pessanha. Tendo alinhado em diversos projectos musicais, foi no decorrer do ano 2009 que entrou para a banda Mata-Ratos, na qual é actualmente guitarrista. Colabora com a Desafios desde a sua fundação, leccionando Guitarra Eléctrica e Guitarra Clássica.

Márcio Augusto

Cedo iniciou os estudos em Guitarra Baixo elétrico, dando continuidade na Escola de Jazz Luiz Villas Boas, Hot Club Portugal, aos estudos de Baixo e Contrabaixo, frequentando o Curso Completo de Jazz, onde teve aulas com alguns dos músicos de referência nacional como Mássimo Cavalli, Bernardo Moreira, João Hasselberg, Tomás Pimentel, Afonso Pais. Tendo tido também aulas particulares com Ricardo Dikk. Integra diversos projectos musicais como Plutonio, SoulCats, Liza Veiga ( Diva Rock), Streets Zion, Al Graça, André Rosário Quartet, 4K entre outros. Iniciou a colaboração com a Desafios no início do ano 2015.

Joana Morais

Natural de Lisboa, cedo iniciou os seus estudos no Conservatório Nacional de Lisboa, tendo aí frequentado o ensino básico e secundário, nas disciplinas de Violino, Formação Musical, Coro e Orquestra de Cordas. Após o seu término estagiou na Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa, passando pela ilha de São Miguel, Pico e mais a norte do país, por Chaves. Já em 2014 foi chefe de naipe dos 2ºs violinos na mesma Orquestra. Paralelamente ingressou no Curso Superior de Música na Comunidade, em Lisboa, estando, desde 2014 até ao presente a frequentar o curso superior na Academia Nacional Superior de Orquestra. Colabora com a Desafios desde o início de 2015.


Sara Fradique

Licenciada em Música na Comunidade pela Escola Superior de Educação de Lisboa, encontra-se presentemente a concluir o 8º grau de Violino. Violinista na Orquetra de Câmara do Conservatório de Música de Sintra desde 2012, colabora também com a Orquestra Philarmónica de Lisboa desde 2013. Na Orquestra da Universidade Carlos de Praga, em 2014, foi chefe de naipe dos 2ºs violinos. Presentemente Violinista na Orquestra Sinfónica Juvenil, iniciou a colaboração com a Desafios em Setembro de 2015.


Sara Meireles

Iniciou os seus estudos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga, de onde é natural. Após completar o seu 12º ano de formação ingressou no Curso Livre de Canto, no Conservatório Regional de Gaia com o professor António Salgado. Em 2008 iniciou a Licenciatura em Canto na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco. Desde 2012 a trabalhar regularmente em Milão com a Maestra de Canto Marinella Pennicchi e com o Maestro de Piano Bellorini, iniciou mais uma licenciatura em “Musica Vocale da Camera”, no Conservatório Guiseppe Verdi em Milão, tendo terminado no corrente ano. Integra o corpo docente da Academia no inicio do ano lectivo 2015/2016.

Margarida Pereira

Iniciou os seus estudos no curso livre de Acordeon em 1995, tendo terminado, em 2006, o 8.ºGrau do Curso Complementar de Acordeon da Escola de Música do Conservatório Nacional. Em 2006, realizou o Curso de Pedagogia Musical da Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Lecciona a disciplina de Expressão Musical Infantil em diversas escolas, públicas e privadas, a crianças dos 6 meses aos 6 anos. Iniciou a colaboração com a Academia de Música Desafios em 2012. No presente ano, além de assegurar a disciplina de Expressão Musical Infantil, ficará igualmente responsável pela disciplina de Formação Musical, bem como do Coro Infantil.

 

André Gravata

Iniciou a sua formação musical aos sete anos, tendo aulas de vertente clássica com professores privados de piano. Posteriormente ingressou a Escola de Jazz Luiz Villas Boas - Hot Club Portugal, onde deu início ao estudo da vertente Jazz. Frequentou também a ETIC (Escola de Tecnologias, Inovação e Criação), onde obteve diploma no curso de Produção e Criação Musical. Iniciou a colaboração com a Academia de Música Desafios em 2016.

Clara Gomes

Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais aos doze anos, no curso de Violino, com o Prof. Rui Guerreiro, no Conservatório de Música D. Dinis, tendo, em 2009, ingressado no Curso Superior de Violino, no Instituto Piaget, onde, sob a orientação do Prof. Gareguine Aroutounian completou o Curso Superior, bem como o Mestrado em Ensino de Música (Vertente Violino), com a classificação final de 18 Valores. Foi Bolseira da Fundação EDP/OSJ, tendo participado e continuando a integrar várias orquestras, nomeadamente a Orquestra Sinfónica Juvenil, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, a Orquestra Philarmónica de Lisboa, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a West European Symphony Orchestra, tendo inclusivamente sido concertino da Orquestra do Teatro da Malaposta e da Lisbon Film Orchestra. É membro fundador do grupo Águas de Bacalhau, e do grupo Senhora del Mundo Ensemble. Fundou também recentemente, em parceria com a violoncelista Joana Correia, o Duo Clássico Lisboa Duo. Iniciou a colaboração com a Desafios em 2016.

Ruben Silva

Começou os seus estudos na Sociedade Filarmónica da sua vila, Pinhal Novo, aos 11 anos, com o professor José Arranja. É também na SFUA que começa a lecionar a classe de Guitarra Clássica, tendo sido no Saxofone que encontrou a sua vocação. Desde cedo foi convidado a integrar Orquestras de Sopros, tendo, aos 17 anos integrado o curso regular de jazz da Escola de Jazz Luis Villas-Boas, onde teve aulas com muitos dos músicos de referência nacional, como Jorge Reis, César Cardoso, Tomás Pimentel, Luis Cunha, Nelson Cascais. Concluiu o curso sucesso, tendo por isso sido selecionado para representar a Escola na Festa do Jazz, no S.Luiz. Frequenta, atualmente a licenciatura em Música, na vertente de Execução-Jazz, na Escola Superior de Música de Lisboa. Simultaneamente lecciona a disciplina de Saxofone, Guitarra, Baixo e Teoria Musical em diversas escolas, tendo iniciado a colaboração com a Desafios em 2016.

 

 

 

 

Miguel Meireles

Natural de Braga. Iniciou os seus estudos musicais em bateria, aos quatro anos, na Escola Flauta D’ Amelim, na classe do Professor Michele Marques. Aos seis anos ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe da Professora Helena Pereira e Hugo Vieira, onde realizou os seus estudos até ao 8º grau.De momento frequenta o último ano de licenciatura, em Percussão na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, na classe dos Professores Pedro Silva, Rui Gomes e Richard Buckley.Ao longo do seu percurso teve o privilégio de tocar na Orquestra Fundação Gulbenkian e na Orquestra Metropolitana. Desde 2015, é professor de bateria na Academia de Música Desafios.

Carina Ferreira

Iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos de idade na Academia de Música de Lagos. Concluiu o Curso Básico de Música em Violino na classe da Professora Oxana Temniakova nessa mesma instituição, prosseguindo depois para o Curso Complementar de Música em Canto, onde estudou com a Professora Joana Godinho. Participou em diversos Masterclasses com professores como Ângela Silva, Sílvia Mateus, Liliana Bizineche e Sipho Fubesi, e, como aluna da Classe de Cenas de Ópera orientada pela professora Joana Godinho, interpretou papéis como “Bruxa” (Dido e Aeneias), “Chava” (“Fiddler on the Roof”), “Maria” (“West Side Story”) e “Peter Pan” (“Peter Pan”). Efectuou diversas actuações a solo e em coro organizadas pela Academia de Música de Lagos e pela Universidade de Évora. Concluiu a Licenciatura em Canto-Interpretação na classe da professora Liliana Bizeneche na Universidade de Évora, onde actualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música – Canto. Iniciou a colaboração com a Desafios em 2016.