Vanessa Ricardo

Inês Viegas

Pedro Teodoro

 


A Academia de Música Desafios é o fruto do trabalho e dedicação de três grandes amigos. O projecto nasce da visão partilhada da Vanessa, da Inês e do Pedro, no que diz respeito à importância da música enquanto instrumento de formação e expressão da personalidade de cada um.

 

Fundada em Setembro de 2011, pretende, mais do que formar músicos, formar pessoas que se saibam expressar através da música.

 

Num ambiente acolhedor e moderno, adaptado ao ensino da música e pensado para promover o convívio entre todos os seus alunos e professores, a Academia de Música oferece um espaço no qual a música e o instrumento são uma extensão da personalidade, talento e trabalho de cada um.


A filosofia de ensino adoptada assenta em três pilares fundamentais: Paixão, Perseverança e Prática. Aqui, a música pretende-se acessível a todos, nos mais diversos formatos, e para qualquer idade ou nível de conhecimento. Assim, o primeiro contacto com o ensino da música faz-se a partir dos 2 anos de idade, no âmbito da disciplina de Expressão Musical para Crianças (D.Kids) , e, a partir dos 6 anos, na aprendizagem de um, ou mais, instrumentos (D.Flex). Para além das aulas de instrumento, os alunos têm também disponíveis disciplinas D.XTRA: Coro D.Kids, Formação Musical e Combos.


Para além da modalidade D.Flex, onde o ensino da música para crianças, adolescentes e adultos está sistematizado segundo o plano curricular desenvolvido pela Academia, para diferentes expectativas e ambições, a Desafios disponibiliza outras duas modalidades de ensino direccionadas para os planos de qualificações/exames, internacionalmente reconhecidos, quer na vertente clássica – ABRSM (Associated Board of the Royal Schools of Music) a modalidade D.Royal – quer na vertente Pop/Rock – RockSchool a modalidade D.Rock. O diploma do último grau dos respectivos centros de exame tem continuidade no Ensino Superior.


O corpo docente é composto por uma equipa de professores experientes, versáteis, com formação adequada e elevadas competências no âmbito da música. Os professores da Academia de Música Desafios são também músicos profissionais ligados a diversos projectos musicais.


A Academia de Música Desafios tem como missão: afirmar-se como um pólo de ensino de referência, promovendo o ensino da música no nosso concelho.