MusicoTerapia

A Musicoterapia é a utilização da música e/ou dos seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), exercida por um técnico habilitado, com um ou mais pacientes, num processo relacional que facilita e promove a comunicação, a relação, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, a organização do pensamento e outros objetivos terapêuticos relevantes no sentido de ir ao encontro das necessidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais e cognitivas do(s) paciente(s).

O trabalho do musicoterapeuta não se centra no ensino da música, mas sim no utilizá-la como mediador da relação entre o terapeuta e o(s) paciente(s), e como atividade promotora de desenvolvimento e reabilitação.

Não é a música em si que é terapeutica, mas sim a experiência musical e a relação que ela promove.

Os musicoterapeutas trabalham com vários tipos de pessoas e patologias. Entre elas estão incluídas pessoas com dificuldades motoras, autismo, paralisia cerebral, doenças psiquiátricas, deficiência mental, dificuldades emocionais, entre outros.

A Academia de Música Desafios, em parceria com o Projeto Clave de Ti, proporciona nas suas instalações o ambiente propício à realização das sessões de Musicoterapia.

Projecto Clave de Ti

O Projeto Clave de Ti é uma parceria de musicoterapeutas que pretende divulgar os benefícios da Musicoterapia e o trabalho realizado pelas fundadoras, Marta Carvalho e Joana Bolito. Esta forma de terapia pode ser desenvolvida com pessoas de qualquer idade, género, patologia, músico ou não, e desenrola- -se nos contextos individual e em grupo.