Concerto Final 2017

 

 

Não há palavras que expressem o imenso orgulho que sentimos ao vermos esta foto. A noite de sexta foi memorável. Como perfeccionistas, durante as 48h seguintes, entre nós, enumerámos mil e um pormenores, que provavelmente, na maioria, vos escaparam, mas que teríamos feito de forma diferente. Ao vermos esta foto, todas essas coisas perdem, por agora, importância, pois a alegria e realização que sentimos sobrepõem-se.

Mais do que uma Escola que forma músicos, pretendemos de facto que a música aprendida e tocada seja expressão da personalidade e trabalho de cada um. E isto por si só é um enorme desafio. Desafio esse que ano após ano tem sido aceite pelos nossos alunos, pelas famílias dos nossos alunos e pelos nossos professores.

E isto é mesmo muito bonito. Chega mesmo a emocionar-nos. É que esta foto fixa no tempo meses de trabalho, horas de preparação, estudo e ensaios. Nela vemos muito para além da direcção, da equipa de professores e dos 186 alunos. Nela vemos seis anos de trabalho e evolução, vemos um ano de dedicação e empenho, vemos as vezes em que, apesar do cansaço, nos tivemos que superar para fazermos mais e melhor. Vemos os momentos de dúvida e desanimo ultrapassados pela sensação de desafio cumprido!

Aos alunos, fica um enorme e sentido agradecimento. Pois quer tenham menos de meia dúzia de anos, quer tenham umas quantas dúzias de anos, quer tenham poucos meses de aulas, quer tenham já anos de formação, todos eles se dão, à sua medida, a este projecto. Foram fantásticos, e proporcionaram a todos os presentes um grande Concerto. Superaram as nossas expectativas, e arrebataram-nos com a dedicação, preocupação e empenho com que viveram as semanas que antecederam a noite de sexta, tendo manifestado o melhor de deles em palco.

Às famílias dos nossos alunos, deixamos o reconhecimento do enorme esforço que fizeram nas últimas semanas para estarem presentes nas aulas de preparação para o concerto e no soundcheck. Sabemos o quão difícil foi terem de adaptar as vossas vidas, de compatibilizarem horários e desdobrarem-se em boleias. Sem este nível de compromisso nada seria possível. Aos corajosos que embarcaram na nossa loucura, e aceitaram o nosso desafio Top Secret, obrigado. Foram semanas de esquemas para que ninguém descobrisse quem iria cantar o Menina Estás à Janela. E conseguimos!!!

Aos presentes, familiares e amigos, que esgotaram a sala uma semana antes: não há palavras. A energia e entusiasmo da vossa adesão a este Concerto foi razão de alento e motivação para que a noite de sexta fosse muito mais do que a apresentação do trabalho do ano, e isto foi sentido por nós, mas sobretudo pelos nossos alunos. Pedimos-vos palmas, pedimos-vos assobios, pedimos-vos ondas, pedimos-vos que cantassem, pedimos-vos que fizessem coreografias, que nos iluminassem, e mesmo depois de uma semana de trabalho, vocês corresponderam a todos estes pedidos e trouxeram a esta noite uma energia proporcional à vivida no palco.

E tudo o que aconteceu em palco, do modo como aconteceu, só foi possível graças ao profissionalismo da equipa técnica liderada pelo Jorge Gonçalves e pelo Nuno Nave. Foram excepcionais no rigor com que cumpriram os horários perante alunos e famílias, na dedicação e cuidado com os pormenores, na compreensão e concretização das dinâmicas e intensões de cada tema. Obrigado por proporcionarem as condições necessárias a que o trabalho desenvolvido chegasse ao público com a qualidade que chegou.

E porque noites assim são para ser recordadas, fica o devido agradecimento à Raquel Ponte Photography que através da sua lente captou a magia desta noite. Bem como ao Carlos Estanislau Alves, à Inês Ribeiro e à Marta Marta Bronze Carvalho que prontamente aceitaram colaborar na captação vídeo do concerto. A eles um enorme obrigado. Também à Joana (qual distância...!), à Raquel, ao Ricardo, ao Paulo, ao Leandro, ao Jorge, ao João, ao Pedro Raposa, e ao Ivo, um agradecimento muito especial, pois vocês foram incansáveis na ajuda que nos deram logisticamente.

E porque o melhor se guarda para o fim: fica o agradecimento a todos os professores. Tem sido um privilégio trabalhar convosco. Sentimos que o que somos hoje se deve em grande medida a cada um de vocês – ao vosso carácter como pessoas e ao vosso talento como músicos. O que começou com o sonho de três grandes amigos, alargou-se e concretiza-se hoje através de cada um de vocês, que a pouco e pouco interiorizam e protagonizam este carinho e dedicação que temos com este projecto. Hoje sentimos que para além de trabalharmos com excelentes professores, trabalhamos também com amigos. E isso, mais do que um privilégio é uma graça. 

E é neste sentido de gratidão e compromisso com este projecto que brevemente iremos de férias. Até lá estaremos pela Academia para vos receber, e pelas redes sociais para partilhar mais fotos e mais filmes.


Com carinho,
V(anessa)I(nês)P(edro)


CertificaÇÕES

Contactos

Horário de Atendimento

  • segunda a sexta: das 15h às 20h