Certificação ABRSM

 

“A ABRSM é o principal provedor a nível mundial de exames classificados de música e avaliações. Somos respeitados e temos a confiança de professores e alunos de todo o mundo.”

A Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM) é uma organização sem fins lucrativos que congrega quatro dos mais importantes Conservatórios de Música da Grã-Bretanha: a Royal Academy of Music (Londres), o Royal College of Music (Londres), o Royal Northern College of Music (Manchester) e o Royal Conservatoire of Scotland (Glasgow).

A ABRSM foi fundada em 1889, tendo vindo a assumir-se, desde então, como a mais prestigiada entidade de certificação de competências musicais, operando em mais de 90 países e realizando mais de 600.000 exames de música anuais.

Em Portugal, a ABRSM organiza a época de Exames Práticos desde o 1º ao 8º grau (em 36 instrumentos) nos meses de Maio e de Junho, e ainda três épocas de Exame Teórico, distribuídas pelo ano lectivo.

A ABRSM não impõe nem propõe um método pedagógico, apenas certifica competências através dos seus exames. A sua equipa de 600 examinadores (todos músicos com reputação firmada) viaja pelo mundo inteiro, avaliando os candidatos à certificação ABRSM de acordo com parâmetros bem definidos. Desta forma, a ABRSM estabeleceu um patamar de qualidade que é universalmente reconhecido, garantindo que quando a dois candidatos, em pontos opostos do planeta, é atribuída uma mesma classificação em determinado nível, é porque eles têm competências semelhantes.